O que é compliance e qual sua importância para o profissional da administração

O compliance tem crescido no mundo inteiro como uma estratégia para renovar os valores de conduta e ética empresariais. Entenda o que significa esse termo e como é aplicado.

Nos últimos tempos, o termo compliance tem assumido uma importância muito grande tanto para as empresas quanto para as pessoas. Isto é, os escândalos de corrupção e desvios de conduta no país e no mundo estão apontando para essa necessidade.

É um termo de origem inglesa e significa “agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido”. De fato, implica que você ou a empresa estão agindo de acordo com a regra, que prioriza ações éticas e de proteção à integridade.

Entenda com esse artigo como esse termo vem sendo usado por profissionais de várias áreas e segmentos de mercado. Assim como, passou a integrar a agenda do mundo corporativo.

 

O que é compliance?


Para entender o sentido do termo compliance é preciso ter por referência tanto a ideia de seguir procedimentos e normas quanto de princípios éticos e transparentes.

Por isso, alguns especialistas definem compliance como sendo um comportamento ético e moral, que seja transparente e lícito nas empresas, nas profissões e na vida cotidiana. Assim, é possível perceber que a dimensão do compliance tem seu início no indivíduo.

Sendo que este é um aspecto de fundamental importância. Pois de nada adianta desenvolver programas de compliance nas organizações se as pessoas não estiverem engajadas para gerar resultados positivos.

Um programa de compliance tem por objetivo criar estratégias para impedir que ocorram desvios e minimizar os riscos do não cumprimento de leis e regulamentos. Ou seja, é uma proposta que visa construir valores de integridade e ética nas organizações.

 

Os objetivos do compliance e os seus ganhos


Para ter uma ideia mais ampla da dimensão que a estratégia de compliance pode assumir vamos apontar os principais objetivos e ganhos que podem ser obtidos:

- Estímulo à conduta ética e engajamento ao compliance;
- Diagnosticar os riscos de mercado e os relacionados ao negócio da empresa;
- Evitar e estar alerta para potenciais condutas ilícitas;
- Oferecer recursos para que os colaboradores possam cumprir as leis, as normas de conduta ética da empresa;
- Conquista de um diferencial competitivo e valorização da marca;
- Realização de parcerias e obtenção de investimentos estrangeiros.


Como o compliance melhora a administração da organização


É preciso considerar que o compliance é uma estratégia que prioriza condutas éticas e íntegras em conformidade com as normas e regulamentos. Por isso, tende a contribuir de forma positiva para o processo de tomada de decisão estratégica e gestão organizacional.

Desse modo, os principais objetivos de um profissional de compliance em uma empresa podem ser apresentados da seguinte forma:

- Operacionalizar os controles internos;
- Avaliar criteriosamente os riscos operacionais;
- Identificar e prevenir desvios e fraudes;
- Implementar ações de melhoria contínua;
- Gerenciar as políticas de gestão de pessoas;
- Mapear as medidas para segurança da informação;
- Analisar as leis e promover as adequações necessárias no contexto empresarial;
- Difundir a cultura da empresa baseada nos valores de ética e integridade.


Adesan


Nos meios corporativos o compliance está sendo usado como uma ferramenta para revalorizar as práticas gerenciais e renovar a cultura de ética e integridade nos negócios.

Esperamos que as informações sobre o tema tenham sido úteis para você. Se precisar de mais detalhes entre em contato, teremos prazer em atendê-lo.

A Adesan, Associação dos Administradores de Santos, tem por finalidade promover a união dos Administradores e a sociedade civil, no convívio social, cultural, recreativo e desportivo na base territorial que abrange os municípios de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Bertioga.

Entre em contato com a nossa equipe, tire suas dúvidas e aproveite para conhecer os nossos convênios e benefícios que oferecemos aos associados.

O que é compliance e qual sua importância para o profissional da administração

© 2021 Adesan. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Web E Cavalheri