A resposta é simples. Antes de ter conhecimento sobre o outro é essencial que se tenha conhecimento sobre si mesmo.
O autoconhecimento é um dos pilares fundamentais para se alcançar sucesso na liderança e acaba sendo até mesmo mais importante do que conhecer aqueles que serão liderados. Isso porque a partir do autoconhecimento, conhecer o outro se torna mais fácil.
Autoconhecimento é a chave para ser um líder de sucesso
O autoconhecimento é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de um bom líder. Isso porque somente com o pleno conhecimento desse universo interno é que se torna possível conhecer os diferentes universos que há de encontrar e também o universo corporativo.
Um líder que não se conhece começa em desvantagem. Afinal, como conhecer o outro aquele que nem mesmo se conhece?
Como líder, você enfrentará diferentes situações, desde situações de sucesso e êxito a situações de conflito e dificuldades. Se você não conhecer suas competências e habilidades poderá encontrar grandes dificuldades para vencer sem se sentir preparado e capaz para isso.
Além do mais, para ser um líder, é preciso que você tenha um bom relacionamento, ou capacidade de se relacionar com os indivíduos para transitar entre diferentes profissionais.
O autoconhecimento é um dos principais destaques quando falamos de profissionais que desejam se tornar bons líderes mais além do autoconhecimento é importante também a resiliência.
Resiliência é a capacidade de se adaptar-se rapidamente a situações novas e a lidar com crises e dificuldades diversas.
Outras qualidades de um bom líder
Claro que o autoconhecimento e a capacidade de ser resiliente se destacam, mas mais do que isso, é importante que o líder ou o profissional que almeja se tornar um líder desenvolva outras habilidades tais como boa e ativa capacidade de escuta, bem como capacidade de planejamento estratégico.
Outro ponto importante para esse profissional consiste justamente também na boa comunicação e na capacidade de gestão de conflitos. Somente profissionais que são capazes de fazer uma boa gestão de crise e se comunicarem adequadamente com seus liderados obtém resultados satisfatórios.
A liderança humanizada consiste igualmente em uma característica que destaca diferentes tipos de líderes. Por exemplo, aqueles líderes que se propõem a interagir e a ouvir a sua equipe apresentam resultados mais satisfatórios do que líderes ditatoriais que apenas buscam impor suas ordens e ideias.
Um bom líder também precisa ter e desenvolver constantemente sua capacidade de persuasão visto que precisará convencer sua equipe a embarcar nos projetos apresentados com engajamento bem como a defender a sua equipe em caso de erros.
Vale destacar que um bom líder, e isso se reflete na liderança humanizada não permite que erros ou correlatos cheguem diretamente para os seus liderados, gerindo eventuais problemas gerados antes que afetem diretamente a equipe.
Embora esteja em uma posição de líder, o profissional que ocupa esse cargo não se vê como superior aos seus liderados e isso os aproxima e traz melhores resultados.
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