Diversidade e inclusão: alicerce das empresas inovadoras

Se quer entender como a diversidade e inclusão criam uma cultura de inovação na empresa, continue lendo que vamos esclarecer o papel da inovação nesse processo.

Saiba que uma pesquisa realizada pela Accenture, em 2019, constatou que “as organizações precisam investir em diversidade e inclusão para se tornarem mais inovadoras”. Ou seja, a inovação surge de diferentes visões e experiências.

Se a equipe de colaboradores compartilha ideias e experiências consegue chegar a resultados muito mais satisfatórios e inovadores para a empresa.

Entenda nesse artigo como a diversidade e inclusão colocadas em prática no contexto organizacional podem contribuir para uma empresa inovadora e competitiva.

 

O que significa uma cultura de inovação?


Saiba que a cultura de inovação é a maneira de agir dos colaboradores pautada pela busca constante de soluções criativas para os problemas organizacionais. Ou seja, é uma forma aberta de trocar experiências baseada na diversidade de pontos de vista.

De fato, pensar em uma empresa inovadora significa relacionar os seguintes elementos:

●       Autonomia e confiança dos colaboradores para tomada de decisão;

●       Estímulo para a constante geração de novas ideias para a empresa;

●       Acesso às ferramentas necessárias e disponibilidade de tempo para inovar;

●       Espaço de estímulo para desenvolver e testar novas ideias;

●       Trabalho em cooperação e engajado com os propósitos organizacionais.

Além disso, a geração de novas ideias é mais dinâmica e fecunda quando os colaboradores possuem perspectivas diferenciadas. Pois, isso enriquece as discussões e a formulação de soluções inovadoras e criativas para a empresa.

 

Vantagens da diversidade e inclusão para as empresas


As empresas que priorizam em seu ambiente organizacional a diversidade e inclusão são reconhecidas de forma diferenciada no mercado. Além de contarem com colaboradores mais engajados e produtivos e, por isso, conseguem obter as seguintes vantagens:

 

Agregar valor à marca


A empresa que age com respeito à diversidade e inclusão busca formar a sua equipe de trabalho com colaboradores de diversos contextos. O que permite que a equipe possa englobar com maior precisão as características do seu público alvo.

E, consequentemente, é possível agregar um valor à marca de forma mais consistente e relacionada com as demandas dos consumidores.

 

Mantém os melhores profissionais em sua equipe de trabalho


Se a empresa optou por ter como parâmetros a diversidade e inclusão, com certeza oferece as melhores condições de trabalho aos seus colaboradores. Além disso, os profissionais atuam em ambientes que são estimuladores do desenvolvimento criativo.

Além disso, existe uma forte valorização dos profissionais e respeito mútuo. Neste sentido, a diversidade e inclusão ultrapassam a perspectiva de cumprimento da lei e assumem uma perspectiva de gestão estratégica.

 

Adesan


Neste artigo, esclarecemos como a diversidade e a inclusão inseridas no contexto organizacional reforçam a cultura de inovação. Além do que ajudam a valorizar as habilidades e conhecimentos dos colaboradores, estimulando novas ideias. 

Esperamos que as informações sobre o tema tenham sido úteis para você. Se precisar de mais detalhes entre em contato, teremos prazer em atendê-lo.

A Adesan, Associação dos Administradores de Santos, tem por finalidade promover a união dos Administradores e a sociedade civil, no convívio social, cultural, recreativo e desportivo.

Sendo que tem por base territorial a abrangência dos municípios de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Bertioga.

Entre em contato com a nossa equipe, tire suas dúvidas e aproveite para conhecer os nossos convênios e benefícios que oferecemos aos associados.

Diversidade e inclusão: alicerce das empresas inovadoras

© 2021 Adesan. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Web E Cavalheri