Recrutamento e seleção de pessoas: métodos e técnicas para o segmento de serviço

Muitas empresas relatam dificuldades para a captação de novos talentos. Veja aqui algumas dicas de métodos para o recrutamento e seleção de profissionais

O processo de recrutamento e seleção de pessoas não é fácil. Mesmo que o volume de candidatos interessados em uma vaga esteja elevado, se torna fundamental que a empresa se utilize de técnicas e métodos eficazes para a captação dos melhores profissionais para a vaga.

Nesse sentido muitas empresas relatam dificuldades para a captação de novos talentos. Veja aqui algumas dicas de métodos para o recrutamento e seleção de profissionais e como otimizar a contratação.

Infelizmente muitos empreendedores não valorizam adequadamente as técnicas e os métodos de recrutamento e seleção uma vez que não tem pleno conhecimento sobre a importância da assertividade na hora de contratar um profissional. Mas o fato é que faz toda a diferença.

Por exemplo, sem conhecimento sobre as melhores técnicas para a contratação de profissionais para a empresa, o departamento de Gestão de Pessoas pode acabar contratando pessoas pouco qualificadas que não estão aptas para o desafio que a empresa propõe.

Com isso se aumenta a taxa de turnover e todos os encargos relativos ao elevado número de demissões e de novas contratações.

Veja aqui algumas dicas para evitar que isso ocorra através das técnicas adequadas para o recrutamento de novos profissionais para a empresa.

 

Recrutamento otimizado é possível: veja como

 

Com as técnicas de recrutamento é possível identificar quais são os profissionais mais qualificados para atuar na função pretendida pela empresa assim como quais estão mais alinhados à cultura organizacional da empresa.

Dentre as técnicas mais utilizadas para a seleção de profissionais temos:

-Banco de currículos

-Indicação de funcionários da própria empresa

-Contato com escolas de formação profissional, técnica ou universidades

-Seleção interna

-Recrutamento a partir de agências

-Redes sociais (o LinkdIn pode auxiliar bastante no processo de captação de novos talentos)

-Documentos de órgãos de classe

Todas essas técnicas permitem que a equipe de seleção e recrutamento de profissionais chegue aos candidatos mais adequados ao que a empresa busca. Além claro de chegar igualmente aos candidatos mais bem preparados do mercado.

Por meio dessas técnicas é possível vasculhar no mercado de trabalho quais os profissionais mais adequados para a empresa e que contam com o seu DNA.

 

Por que investir nessas técnicas?

 

O principal benefício consiste justamente em reduzir o turnover, uma vez que serão captados os profissionais mais adequados para a empresa ou seja, aqueles que realmente estão preparados e que se identificam com a cultura organizacional da empresa.

Com isso se reduz custos com demissões, novas contratações, treinamentos e integração.

Além disso, trabalhadores realmente preparados para atuar na referida vaga podem incrementar o fluxo de trabalho de maneira positiva.

Outro ponto que merece destaque importante é que a partir da aplicação dessas técnicas se aproveita melhor os recursos do departamento para a seleção e o recrutamento de pessoas assim como se aproveita melhor o tempo dos seus respectivos profissionais.

Vale reforçar que bons profissionais podem realmente fazer a diferença para qualquer empresa, seja ela do segmento que for. E somente se tem bons profissionais a partir de um bom processo de seleção e recrutamento.

 

Recrutamento e seleção de pessoas: métodos e técnicas para o segmento de serviço

© 2021 Adesan. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Web E Cavalheri