O microcrédito no Brasil e seu papel para o desenvolvimento de pequenos negócios

É uma concessão diferente daquela efetuada no sistema convencional, onde após o cliente solicitar um empréstimo, a instituição financeira vai até o empreendimento e oferece todo o apoio micro

O microcrédito é uma forma de fornecer um pequeno montante de dinheiro através de uma metodologia específica ou diferente do comum, onde especialistas tem observado que esse tipo de crédito tem sido concedido e pleiteado como uma maneira de reduzir a pobreza além de fomentar o desenvolvimento socioeconômico da população que está nas camadas mais baixas de renda.

 

É uma concessão diferente daquela efetuada no sistema convencional, onde após o cliente solicitar um empréstimo, a instituição financeira vai até o empreendimento e oferece todo o apoio microempreendedor.

 

O governo brasileiro tem incentivado ações em âmbitos municipais e estaduais através de políticas que resultam em geração e emprego de microcrédito. Como resultado disso, surgiu o PNMPO, Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, que busca fornecer ao pequeno empresário de microcrédito a expansão do negócio e geração de emprego no país.

 

Assim, é importante refletir em como algumas ações governamentais podem ser tomadas buscando formalizar atividades econômicas, resultando na melhoria do acesso ao crédito.

 

Pesquisas apontam que essa modalidade de crédito é benéfica tanto para os microempresários como para os bancos, pois além da burocracia ser menor onerando menos o processo operacional, o índice de inadimplência é menor. Além disso, toda a região, assim como as pessoas envolvidas, são impactadas por esse desenvolvimento.

 

O processo também é visto como fundamental para manter as atividades da economia de massa. Portanto, há evidências que o microcrédito é uma ferramenta fundamental para a geração de empregos.

 

Diferente das políticas de assistência convencional, o microcrédito busca colocar o beneficiário no centro da ação participativa, e não apenas repassando um subsídio ou uma doação.

 

Histórico do microcrédito no Brasil

Algumas instituições financeiras brasileiras já têm experiência nessa prática. Em 1973, de forma oficial, nascia a União Nordestina de Assistência a Pequenas Organizações (UNO), organização pioneira na concessão de microcrédito. A UNO oferecia treinamento para cargos de gerentes e outros cursos, porém após 18 meses foi desfeita.

 

De lá pra cá, diversas ações políticas foram estabelecidas com o objetivo de implementar o microcrédito no Brasil de forma mais eficiente, tendo a lei mais recente implementando o programa de microcrédito PRONAMPE, Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

 

Esse é um programa que tem o objetivo de destinar recursos para desenvolver e fortalecer pequenos negócios por meio de empréstimos e linhas de créditos.

 

Empreender é uma prática diretamente ligada ao desenvolvimento da economia atual. O criador do negócio procura criar um produto diferente, dispende tempo e energia em pensar na viabilidade, arca com os custos e despesas além de precisar lidar com diversas outras questões relacionadas ao processo.

 

Como as pequenas e microempresas geralmente são negócios informais com potencial de expansão e produção, muitas vezes a renda própria não supre a necessidade de garantia exigida em algumas linhas de crédito tradicional.

 

Assim, pensando principalmente no cenário pós-pandêmico onde o empreendedorismo foi a saída para driblar o desemprego, a expansão de linhas de crédito e programas de microcréditos são fundamentais para recuperação e desenvolvimento econômico dos pequenos negócios.

 

 

 

O microcrédito no Brasil e seu papel para o desenvolvimento de pequenos negócios

© 2021 Adesan. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Web E Cavalheri