Empresas: Qual a diferença entre controladorias fiscal e administrativa?

A função da controladoria pode ser dividia em duas áreas em especial, a controladoria fiscal e contábil e a administrativa.

De acordo com dados divulgados pelo Governo Federal, tivemos um aumento de quase dezoito por cento no número de empresas abertas nos primeiros quatro meses do ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo levantamento realizado, foram abertas um milhão e quatrocentos mil empresas no período.

Progressivamente a economia começa a se reaquecer e consequentemente as empresas passam a investir em seus respectivos setores. Não a toa no mês de junho empresas investiram em projetos, infraestrutura, iniciativas de expansão cerca de dezessete por cento a mais do que o ano passado.

Com novos tempos, novas demandas surgem e é imprescindível que a empresa esteja atenta quanto as questões relacionadas a controladoria. Nesse sentido, se recomenda ter um profissional denominado de controller que pode vir tanto do corpo interno quanto externo da empresa.

Do ponto de vista técnico, o controller externo tende a ser a opção mais indicada, uma vez que o profissional escolhido tem uma bagagem com uma experiência significativamente bem diversificada. Além disso, os profissionais externos apresentam normalmente um time externo para suporte.

A função da controladoria pode ser dividia em duas áreas em especial, a controladoria fiscal e contábil e a administrativa.

Empresas: controladoria fiscal na prática

Quando atua na controladoria contábil da empresa o controller tem ação sobre toda a contabilidade da empresa. Ou seja, ele tem ação sobre todas as atividades de ordem fiscal e tributária. O controller de contábil tem contato com as finanças da empresa, realizando a contabilidade de modo gerencial.

Além disso as funções desse profissional consistem em inspecionar adequadamente os relatórios financeiros e executar ou intermediar o processo de recebimento. O controller pode atuar no processo de execução penal para a melhora do caixa do financeiro da empresa.  

Esse profissional também inspeciona os relatórios financeiros da empresa e cuida especialmente da área trabalhista da empresa que pode afetar diretamente o caixa.

Podemos assimilar o trabalho do controller contábil como um tipo de maestro que age sobre todos os departamentos para que possam atuar juntos de maneira harmônica de modo que atinjam os mesmos objetivos.

Controladoria administrativa

A controladoria administrativa não participa das áreas financeiras e contábeis da empresa, essas atividades estão estritamente restritas ao controller contábil. O controller administrativo tem uma visão mais geral do negócio e pode ser um profissional estratégico. Sendo fundamental para o desenvolvimento da empresa e para o seu posicionamento no mercado.

Esse profissional atende e igualmente acompanha tudo o que é realizado dentro da companhia seja direta ou indiretamente. O controller administrativo participa efetivamente de todas as atividades da empresa. Desde as atividades práticas, até mesmo a elaboração dos planos de ação sobre o que será feito, a elaboração das metas a serem alcançadas e os objetivos atingidos.

Consiste basicamente em um profissional com foco amplo de caráter gerencial que permite que os trabalhadores de uma determinada empresa pensem sobre possibilidades não discutidas e soluções inovadoras. Esse profissional, da controladoria administrativa está longe da área fiscal e contábil mas é igualmente importante para a empresa.

 

Empresas: Qual a diferença entre controladorias fiscal e administrativa?

© 2021 Adesan. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Web E Cavalheri