Como liderar uma equipe: 5 razões pelas quais os colaboradores se demitem

Cerca de oitenta e cinco por cento dos empregadores da América do Sul, conseguem dizer quando um colaborador vai sair da empresa.

Liderar uma equipe não é fácil e envolve diferentes competências do gestor responsável. E quando falamos de demissões, há alguns motivos que podem levar o profissional a se desligar da empresa, na verdade há vários motivos que podem levar a demissão por parte do colaborador desde motivos óbvios e comuns, a motivos pessoais.

O fato é que ao chegar à demissão, o colaborador já deu alguns sinais de que tomaria essa decisão, e muitas vezes os motivos que o levam a demissão podem ser evitados pelo empregador tendo conhecimento deles.

Para conhecimento, cerca de oitenta e cinco por cento dos empregadores da América do Sul, conseguem dizer quando um colaborador vai sair da empresa.

Tendo conhecimento desse momento e dos motivos que levam o colaborador a fazer isso, é possível evitar e reter esse talento junto a empresa.

Uma das principais dicas consiste em manter um olhar vigilante sobre os seus colaboradores, e sobretudo sobre os sinais revelados por eles que indicam que estão prestes a sair da empresa ou que desejam fazer isso em breve. 

Veja abaixo alguns dos motivos que podem levar o seu colaborador a pensar na demissão e como evitar isso. Dessa forma é possível liderar uma equipe melhor.

 

Crescimento limitado impede como liderar uma equipe bem e pode levar a demissão

Se o profissional sente que o seu crescimento dentro de uma empresa está limitado, o seu rendimento tende a cair. E igualmente este mesmo colaborador vai pensar em sair do local de trabalho. Dessa forma, é fundamental reconhecer o trabalho árduo e bem executado dos colaboradores assim como deixar claro um plano de carreira para os funcionários que ali trabalham. Isso os deixarão motivados.

 

Remuneração

O salário também pesa bastante na decisão do colaborador em deixar a empresa. Isso porque ele pode ter facilmente contato com outros profissionais em outras empresas e ter consciência do seu valor de mercado, o que o fará com toda certeza buscar valorização.

Oferecer salários atrativos e competitivos, em pé de igualdade com o mercado, assim como outros benefícios ao alcance da empresa pode motivar o corpo de colaboradores a permanecer.

 

Desafios

Muitos profissionais são movidos pelo desafio. Mesmo estando bem remunerados no emprego, se lhe falta desafios diários em frente ao seu posto de trabalho, estes não se sentirão plenamente realizados. E tenderão a buscar algo que os mova, algo que os motive e os envolva.

Os melhores trabalhadores da empresa, e aqueles que realmente estão engajados com o trabalho realizado, não o querem fazer sem acreditar que há um sentido no que estão fazendo.

 

Desvalorização

Um motivo que leva muitos colaboradores a se demitirem é a falta de valorização no local de trabalho. Quando não se sentem valorizados pelo trabalho que realizam, os trabalhadores tendem a buscar valorização em outros locais. E isso pode ser simplesmente em outro emprego.

Para isso, é interessante que o empregador implemente uma cultura organizacional de validação do bom trabalho realizado pelo colaborador para que ele se sinta como parte integrante da empresa.

 

Como liderar uma equipe: 5 razões pelas quais os colaboradores se demitem

© 2021 Adesan. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Agência Web E Cavalheri